Limpar

 

Esta etapa consiste na remoção da sujeira sólida que se encontra sobre o produto, por exemplo a poeira. A poeira fina do dia a dia pode ser removida usando um pano macio. Se houver partículas maiores, recomenda-se usar uma vassoura macia, a fim de evitar que a pedra seja riscada.

Lavar e Secar

 

Use um pano úmido torcido para remover a sujeira que está grudada na pedra. A fórmula básica que recomendamos para nossos produtos é uma solução de água com sabão de côco ou detergente de ph neutro. Molhe o pano nesta solução e torça-o, deixando-o úmido, porém sem pingar. Em seguida limpe toda a superfície da pedra. Enxague usando um pano macio molhado e torcido apenas em água. Depois, use um pano macio seco para secar totalmente a pedra.

Encerar

 

Com a pedra seca e limpa, use um pano macio para encerá-la e depois uma flanela seca para dar o lustro. Uma cera comum e fácil de ser encontrada é a cera líquida incolor, e pode ser usada de forma geral. Para pisos, existem detergentes com cera líquida para ser misturado na água, os quais podem ser utilizados. Existem também outros tipos de cera, inclusive específicas para mármores e granitos. Caso deseje optar por algum destes produtos, siga as instruções e indicações do fabricante.

01

02

03

Recomendações

 

Não é necessário encerar diariamente os mármores e granitos. Sugerimos dosar de acordo com o uso que é dado ao produto. Para residências, pode-se encerar mensalmente lavatórios, pias e tampos em geral. Pisos podem ser encerados quinzenalmente, sempre lembrando que uma vez encerado o piso fica mais escorregadio, requerendo mais cuidado ao trafegar por ele.

Alertas

 

Pela natureza porosa das pedras, mármores e granitos estão sujeitos a manchas. Cuidar com refrigerantes, óleos em geral, vinho, ferrugem, produtos com corantes fortes, pois podem manchar sua pedra até de forma irreversível. Caso isto aconteça, chame uma empresa especializada em restauração de mármores e granitos para ver o que pode ser feito -  A Gomes Mármores e Granitos realiza serviços de manutenção. Contate-nos!

Jamais use na limpeza de mármores e granitos produtos abrasivos ou com princípio ativo forte, tais como sapólio, água sanitária, amoníaco, hipocloreto de sódio, soda cáustica, querosene ou ácido. Eles podem danificar permanentemente a sua pedra.

Manutenção 

 

Mármores e Granitos são materiais compostos por minerais. Tais elementos são sensíveis em maior ou menor grau às reações químicas. A regra básica para limpeza e conservação de rochas ornamentais é evitar o uso de produtos químicos inadequados, principalmente os produtos de limpeza genéricos. A durabilidade do brilho ou das características naturais da pedra dependem dos agentes químicos acima mencionados, do desgaste físico devido ao atrito e utilização. Para amenizar o desgaste devido a abrasão promovida pelo tráfego exercido sobre o piso, recomenda-se a utilização de capachos ou tapetes nas entradas para retirada das partículas sólidas (grãos de areia) grudadas no sapato.

 

 
Sequência de procedimento básico de limpeza e manutenção de mármores e granitos

Toda manutenção deve ser feita de acordo com a frequência de uso do produto. Quanto mais usado, mais frequente deve ser a limpeza. Uma sequência simples e básica de limpeza que sugerimos pode ser : limpar, lavar e secar e encerar.

DICAS DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO

Estas foram as dicas da Gomes Mámores e Granitos - Marmoraria em Curitiba, Campo Largo e região.